Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)

O que é transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

A ansiedade pode ser conceituada como uma resposta normal e adaptativa a uma ameaça que prepara o organismo para fuga ou luta. Pessoas que parecem ansiosas com tudo, entretanto, possuem a probabilidade de serem classificadas com transtorno de ansiedade generalizada.

TAG é definido como ansiedade e preocupação excessivas com vários eventos ou atividades (saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola) na maior parte dos dias, isso durante um período de pelo menos seis meses. A pessoa ansiosa tem problema para identificar especificamente o que gera o medo e também de controlar as preocupações, esta sempre com a expectativa de que algo ruim vai acontecer (uma falha, um problema ou até um desastre). O medo geralmente não é realista ou é claramente desproporcional ao que seria esperado na situação vivenciada. Está associada com sintomas somáticos, como tensão muscular, irritabilidade, dificuldade para dormir e inquietação. Ela é difícil de controlar, é subjetivamente perturbadora e compromete áreas importantes da vida da pessoa.

Como as pessoas com TAG se comportam no seu dia a dia?

Muitos portadores de TAG apresentam traços de perfeccionismo, devido a isso, podem gastar um tempo muito grande em uma tarefa relativamente simples, como tentativa de certificar-se de que eles a tenham concluído perfeitamente.

Além disso, pessoas com TAG tendem a apresentar intolerância à incerteza, ou seja, sentem-se desconfortáveis quando não estão 100% seguras de si mesmas, dos outros, de suas ações e decisões, ou do seu futuro. Consequentemente, elas costumam se envolver em comportamentos cansativos e demorados, os quais são projetados para torná-los mais seguros, como, por exemplo, pedir a opinião de outras pessoas constantemente, criar listas intermináveis, procrastinar tarefas ou recusar-se a delegar qualquer coisa para os outros.

Como é o feito o diagnóstico de TAG?

O transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por um padrão de preocupação e ansiedade frequentes, persistentes, e ainda, desproporcional ao impacto do acontecimento ou da circunstância que é o foco da preocupação. A distinção entre transtorno de ansiedade generalizada e ansiedade normal é enfatizada pela utilização da palavra “excessiva” nos critérios e pela especificação de que os sintomas causam prejuízo ou sofrimento significativo.

Como é o Tratamento do TAG?

Vários medicamentos são aprovados para uso do TAG, estes podem ser usados isoladamente ou em combinação para combater os sintomas, oferecer conforto ao paciente e garantir um nível adequado de funcionalidade. A principal classe de medicações são os antidepressivos. Estas medicações não só reduzem os sintomas, como revertem as alterações em regiões cerebrais responsáveis pela ansiedade. Porém, a maioria dos medicamentos não tem efeito imediato e você pode necessitar de ajustes de dose, que serão feitos pelo seu médico. Quando há dificuldades de sono ou sintomas graves, o médico pode optar por prescrever também, outra medicação específica até a melhora global do quadro.

A psicoterapia no TAG é um processo colaborativo, onde o terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar preocupações específicas e desenvolver habilidades e técnicas concretas para lidar com a ansiedade.