O psiquiatra é o profissional médico que se especializou no tratamento dos transtornos mentais.

A avaliação psiquiátrica é o principal instrumento utilizado para formular hipóteses diagnósticas e planejar o tratamento do paciente. Ela é composta pela entrevista psiquiátrica e exame do estado mental.

A entrevista psiquiátrica é o elemento mais importante na avaliação e no tratamento de pessoas com doença mental. A finalidade principal dessa entrevista inicial é obter informações que irão estabelecer um diagnóstico com base em critérios. Esse processo é útil na previsão do curso da doença, seu prognóstico e decisões de tratamento.

A primeira consulta costuma ser mais longa e detalhada, dura cerca de 60 minutos não sendo incomum ultrapassar esse tempo.

O médico poderá também solicitar exames, caso julgue necessário, pois algumas doenças clínicas como anemia, doenças da tireoide, e deficiência de vitaminas, imitam sintomas psiquiátricos.

A periodicidade das consultas varia de acordo com cada caso. Alguns pacientes, já estáveis, vão poucas vezes por ano ao psiquiatra, apenas para manutenção do tratamento. Em outros casos, porém, há necessidade de consultas frequentes, até que ocorra o ajuste das medicações e a estabilização do quadro.

juliana-junqueira-psiquiatra.jpg

CONSULTA PSIQUIÁTRICA

É muito importante que durante a consulta, o paciente:

1. Seja sincero;

2. Detalhe ao máximo os seus sintomas: quais são, quando e como surgiram, períodos em que são mais intensos, se existiram fatos que coincidiram com o início dos sintomas, se já ocorreram anteriormente.

3. Descreva sua rotina diária (hábitos alimentares, sono, atividade física, tabagismo, uso de bebida alcoólica ou drogas ilícitas);

4. Se fez algum tratamento psiquiátrico ou psicológico previamente e quais medicações já usou.

5. Doenças clínicas e medicações utilizadas

6. Se na família existe alguém com transtorno psiquiátrico;

7. Fale sobre suas expectativas em relação ao tratamento.

8. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas;

9. Se achar necessário, leve anotado para não esquecer nenhum detalhe.

WhatsApp-icone-3.png